(99) 99199-0103

NO AR

FM Sorriso

fmsorriso104.com

Brasil

Equatorial Maranhão utiliza drones para realizar manutenção em locais de difícil acesso

Publicada em 09/11/22 às 15:17h - 52 visualizações

por FM Sorriso


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Mapeamento aéreo permite mais eficiência e segurança aos profissionais e clientes
A energia elétrica é um dos elementos essenciais do cotidiano, é através dela que se torna possível realizar atividades desde as mais simples, como carregar o celular, que é um instrumento de trabalho e entretenimento tão presente na população, até atividades mais complexas, como o funcionamento de aparelhos para a manutenção da vida, que garantem a sobrevivência de algumas pessoas. Desse modo, é indispensável reconhecer a necessidade de investimentos que favoreçam esse setor, tais quais melhorias nos sistemas operacionais e tecnologias inovadoras capazes de garantir maior qualidade e segurança no fornecimento de energia elétrica.
Pensando nisso, no Maranhão, a Equatorial, concessionária que atende mais de 2 milhões e meio de clientes em todos os municípios do estado, tem investido em inovações tecnológicas capazes de fornecer soluções mais práticas e seguras para as equipes de manutenção de redes de alta tensão, uma delas é o uso de drones. Os drones são ferramentas que revolucionaram diversos setores de serviços e da engenharia, eles favorecem estudos ambientais, aprimoram pesquisas de campo e até possibilitam maior segurança dos profissionais. No setor elétrico, o propósito desse equipamento é ser uma “câmera melhorada”, que proporciona a capacidade de observar a rede elétrica em diferentes ângulos e distâncias, facilitando a obtenção de evidências de possíveis problemas, além de oferecer maior praticidade, qualidade e alcance.
Para Carlos César Silva, Executivo de Manutenção de Alta Tensão da Equatorial Maranhão, essa tecnologia é capaz de evitar falhas no fornecimento de energia elétrica de forma mais precisa e sem expor os profissionais eletricistas a riscos. “O uso de drones traz maior eficiência nas atividades de inspeção minuciosa de linhas de distribuição de alta tensão, o que permite que possamos identificar e corrigir defeitos antes mesmo que evoluam para uma falta que poderia causar desligamento simultâneo de milhares de clientes. Além disso, outro benefício é que com o drone, o profissional não precisar escalar estruturas de difícil acesso, de forma que o mesmo não se expõe a riscos de choques ou de arco elétrico. Assim, a atividade é realizada de forma mais segura. ”, enfatizou Carlos.
Já, Francisco Martins, um dos técnicos que opera os drones, ressalta que esses equipamentos vieram para somar e facilitar o trabalho. “Os drones são de grande importância para o nosso trabalho, pois o uso da tecnologia facilitou a realização das inspeções nas linhas de subtransmissão e de transmissão. Trouxe diversos ganhos, como tempo de qualidade e eficiência em nossas inspeções, pois torna mais fácil a realização dessas atividades em locais onde tínhamos grande dificuldade de acesso às estruturas. ”, destacou Francisco.
Confira alguns benefícios da utilização de drones no setor elétrico
O drone traz uma série de vantagens aos trabalhos de operação e manutenção que antes seriam impossíveis em situações envolvendo os serviços comuns dos funcionários de campo, pois técnicos podem operar os aparelhos remotamente e verificar as condições das linhas de transmissão e distribuição em até 5 km de alcance. O processo, desta forma, é otimizado, com menor gasto de recursos e maior celeridade para soluções de ocorrências ou verificações periódicas.
De modo didático, os principais benefícios são:
Segurança: o equipamento garante mais segurança e agilidade para os eletricistas que todos os dias verificam linhas, chaves, transformadores e demais equipamentos da rede, especialmente em locais de difícil acesso;
Economia: ações em locais onde antes eram realizadas inspeções terrestres ou somente com uso de helicópteros, agora podem ser concluídas com economia de recursos;
Qualidade: permite a captação de imagens em ângulos difíceis, que detectam locais complicados de serem visualizados para reparo;
Continuidade: oferece auxílio direto em situações emergenciais na recomposição do sistema, atuando no conserto das falhas e diminuindo o tempo de interrupção.
A utilização dessas ferramentas pela Equatorial Maranhão já é realizada desde 2019 e os benefícios são perceptíveis, como o aumento da produtividade na inspeção de ativos, o que possibilita inspecionar uma maior quantidade de estruturas dentro de um menor espaço de tempo, de forma que beneficia todo o Maranhão. Sendo assim, o investimento nesse tipo de tecnologia permite executar operações que beneficiam diretamente as equipes de trabalho e consequentemente causam melhorias no sistema de fornecimento elétrico que alcançam os lares de todos os municípios do estado, inclusive nas áreas remotas, em terrenos acidentados ou de difícil acesso, como mangues, travessias sobre rios ou locais com vegetação alta.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(99) 99199-0103

Copyright (c) 2024 - FM Sorriso
Converse conosco pelo Whatsapp!