(99) 99199-0103

NO AR

Central da Biografia

Com Marcio Edson

Brasil

DEPUTADOS APROVAM AUMENTO DE ICMS PARA 2024 NO MARANHÃO

Publicada em 22/11/23 às 08:44h - 18 visualizações

por FM Sorriso


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na última terça-feira (21), um projeto de lei proposto pelo Governo do Estado que prevê um aumento de 2% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em diversas categorias. A medida passa a valer a partir de 2024, quando o ICMS passará de 20% para 22% em operações internas como mercadorias, transporte, importações e comunicações
A energia elétrica também será afetada para quem consome mais de 50 kWh por mês. Os consumidores de baixa renda, não serão afetados pelo aumento. Em agosto deste ano, a agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou no o Reajuste Tarifário Anual (RTA) que entrou em vigor no dia 28 de agosto em todo o Maranhão.
A lei aprovada hoje inclui um aumento de ICMS em operações internas com óleo combustível de baixo teor de enxofre, refrigerantes e saídas internas de gás natural destinadas a usinas termelétricas movidas a gás natural. Além disso, produtos de informática, como discos rígidos e microcomputadores, que antes estavam na faixa de tributação de 12%, agora também serão tributados a 22%. Consumidores de baixa renda não serão afetados pelo aumento.
A nova legislação faz parte das estratégias do governo estadual para aumentar a arrecadação em 2024. Segundo o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) enviado à Assembleia, o esperado é arrecadar cerca de R$ 11 bilhões de ICMS no próximo ano, representando um aumento de R$ 1,3 bilhão em relação a 2023.
O governador Carlos Brandão (PSB) justificou as mudanças na legislação tributária devido ao impacto negativo na arrecadação estadual desde o ano de 2022.
Imperatriz online



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(99) 99199-0103

Copyright (c) 2024 - FM Sorriso
Converse conosco pelo Whatsapp!