A partir desta segunda-feira (2), Imperatriz passa a ocupar oficialmente o posto honorífico de Segunda Capital do Maranhão. A mudança ocorre com a transferência simbólica da sede do Governo do Estado para o município, dentro da programação da Semana Estadual “Imperatriz Segunda Capital Maranhense”.
A iniciativa está prevista na Lei nº 11.904/2023, sancionada pelo governador Carlos Brandão, e estabelece que, anualmente, durante a primeira semana de março, Imperatriz concentre simbolicamente as atividades administrativas do Executivo estadual. Até o dia 7 de março, a cidade se torna o centro das decisões políticas e institucionais do Maranhão.
Durante o período, a agenda oficial do governo será cumprida na região tocantina, incluindo entregas de obras, inaugurações de equipamentos públicos e anúncios de novos investimentos. A proposta reforça a interiorização das ações governamentais e reconhece a importância econômica, estratégica e populacional de Imperatriz para o desenvolvimento do estado.
A programação deve mobilizar secretarias, órgãos estaduais e lideranças políticas, ampliando a presença institucional do governo no sul do Maranhão ao longo da semana.