

O deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA) é alvo de mandado de busca e apreensão da PF (Polícia Federal) na manhã desta quinta-feira (25). A suspeita é de desvio de emendas.
As buscas foram autorizadas pelo ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal). O deputado do PL foi condenado pelo STF em março deste ano também por desvio de emendas. Ele negou irregularidades.
A operação deflagrada nesta quinta-feira mira empresas contratadas para executar obras com emendas provenientes do "orçamento secreto". Os investigadores suspeitam que o repasse teria sido feito por diferentes parlamentares
Os agentes cumprem mandado de busca e apreensão na casa de Maranhãozinho porque o deputado é sócio de uma dessas empresas investigadas.
Além do parlamentar, estão sendo cumpridos outros 18 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nos estados de Goiás e Maranhão.
Segundo a Polícia Federal, as investigações apontam a existência de uma estrutura integrada por agentes públicos e privados supostamente destinada ao desvio de emendas parlamentares.
A apuração da PF indica que os valores desviados foram operacionalizados por intermédio da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e posteriormente direcionados à contratação de empresas supostamente vinculadas, direta ou indiretamente, ao grupo investigado.
Matéria completa no link: www.cnnbrasil.com.br/politica/deputado-e-alvo-da-pf-por-suspeita-de-desvio-de-emendas/
Fonte: Gustavo Uribe e Elijonas Maia, da CNN Brasil, Teo Cury, Helena Prestes, da CNN Brasil*, Brasília