Seis pessoas foram presas em flagrante durante uma operação da Polícia Civil de combate ao furto de energia elétrica nos municípios de Timon, Codó e Matões. A operação, chamada de “Megatron III”, tem o objetivo de combater a adulteração de equipamentos de medição, desvios de energia elétrica e ligações clandestinas popularmente conhecidas como “gatos”.
Os
principais alvos da ação policial foram estabelecimentos comerciais como padarias, salões de beleza e mercado, além de residências na região. Ao todo, foram realizadas nove autuações, sete em Timon, uma em Codó e outra na cidade de Matões.
Durante a operação, foram encontrados vários medidores de energia danificados na zona urbana. Eles estavam adulterados com um dispositivo chamado “Megatron”, utilizado para fraudar a medição real do consumo de energia elétrica.
Além das fraudes nos medidores, outras irregularidades foram detectadas durante as diligências, o que levou à abertura de investigações mais detalhadas. A Polícia Civil segue apurando os casos para esclarecer os fatos.
A operação foi coordenada pelo Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC) e contou com o apoio da Perícia Oficial do Maranhão, além das equipes técnicas da Equatorial Maranhão.